©2017 by Pedro Carneiro Silva

Pedro Carneiro Silva

Pianista e compositor do Rio de Janeiro

Desenvolve com o cineasta e artista conceitual Iraniano Ardalan Aram o projeto “Free Seat” que propõe uma maneira inovadora de se realizar a composição musical através de encontros ao acaso na cidade. Com a mensagem “Art connects us to felling, felling connects us” o projeto ganhou grande visibilidade nas mídias sociais e foi destaque em jornais, revistas, festivais de arte e blogs ao redor do mundo - o primeiro vídeo foi visto por mais de meio milhão de pessoas apenas 2 semanas após ser lançado. Em 2018, “Free Seat” foi um dos projetos selecionados pelo edital Rumos do Ítau Cultural.

Em 2019, Pedro foi um dos artistas convidados da Me Convention, promovida pelo SXSW, em Frankfurt.

Em 2017 lançou o álbum autoral “Versos do Capitão”, com a cantora e compositora Luiza Sales. Com esse projeto já realizou mais de 30 shows em 2018 passando por Alemanha, Suíça, Inglaterra, Islândia, Índia, Portugal, Espanha e Brasil.

Também em 2017 lançou o Álbum “Água Verde”, em duo com o clarinetista Frederico Cavaliere, primeiro trabalho com suas composições instrumentais. Antes de lançar o álbum o duo fez uma serie de concertos no Rio de Janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e na Casa do Choro.


Em 2016, foi professor de composição, arranjo e piano na Swarnabhoomi Academy of Music (SAM), em Chennai (India), e em 2018 foi professor do semestre de primavera na Global Music Institute (GMI), em Delhi.

Em 2014 foi convidado para uma serie de concertos solo em Lisboa onde se apresentou no Palácio Foz, no Museu Nacional da Música e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Nos últimos anos tem feito parcerias com músicos de diferentes linguagens em que aborda possibilidades de mesclar elementos da música brasileira com outras culturas, vale destacar entre esses trabalhos as parcerias com a cantora e compositora Inglesa/Filipina Mishka Adams, com a violinista indiana Lalitha Nandini, com o tablista Mt Aditya Srinivasan e com a fadista portuguesa Fernanda Paulo.

Realiza regularmente workshops no Brasil e no exterior. Foi recentemente convidado do projeto “Técnica e Interpretação pianística”, da UNIRIO, e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ onde falou sobre o tema música como ferramenta de aproximação. Realizou também em 2018 workshops na Yamaha School of Music Valencia e no Sri Aurobindo Centre for Arts and Communication, em Delhi.  

Entre 2005 e 2010 foi pianista do quinteto instrumental Acuri com o qual lançou o álbum “Infância” (2009), ganhando com o grupo os prêmios “Speedy Experience” da gravadora Trama, Festival Tápias de Artes Integradas e o Festival de música do Jornal do Brasil. 

Na sua trajetória acadêmica Pedro Carneiro Silva completou o curso de Música Popular Brasileira (MPB), com habilitação em arranjo, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e é mestre em Piano/Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).