PedroCarneiroSilva1.png

Pedro Carneiro Silva

Pedro Carneiro Silva é músico, compositor e performer do Rio de Janeiro. 


Desenvolve com o cineasta Iraniano Ardalan Aram o projeto “Free Seat” que propõe uma maneira inovadora de se realizar a composição musical através de encontros ao acaso na cidade. O projeto já passou por Berlim, São Paulo, Frankfurt, Lisboa, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e em 2021 será apresentado em Tóquio, a convite da Bienal de Arte Contemporânea do Japão. Com Free Seat, Pedro e Ardalan, receberam prêmios no Brasil e no exterior ganhando destaque em diversos veículos de mídias.


Em 2019, Pedro foi um dos convidados para a Me Convention, promovida pelo festival South by Southwest (SXSW), em Frankfurt. Evento que reuniu artistas, pensadores e cientistas de diferentes partes do mundo.


Também em 2019, Pedro lançou o projeto “O Trampolim de Oiticica”. Um projeto interdisciplinar em que, inspirado em conceitos da obra do artista plástico brasileiro Hélio Oiticica, trabalhou a composição musical atrelada a proposições do campo da performance.


Em 2017 lançou o álbum autoral “Versos do Capitão”, com a cantora e compositora Luiza Sales. Com esse projeto realizou concertos na Alemanha, Suíça, Inglaterra, Islândia, Índia, Portugal, Espanha e Brasil.

Também em 2017 lançou o Álbum “Água Verde”, em duo com o clarinetista Frederico Cavaliere, primeiro trabalho com suas composições instrumentais.


Em 2016, foi professor de composição, arranjo e piano na Swarnabhoomi Academy of Music (SAM), em Chennai (India), e em 2018 foi professor convidado para o semestre da primavera na Global Music Institute (GMI), em Delhi.

Possui projetos e parcerias com artistas de diferentes partes do mundo, como a cantora e compositora Filipina Mishka Adams e com a violinista indiana Lalitha Nandini.


Realiza regularmente workshops no Brasil e no exterior. Foi convidado para falar sobre a sua relação com a composição musical em diversos ambientes acadêmicos como no projeto “Técnica e Interpretação pianística”, da UNIRIO, no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ, na Yamaha School of Music Valencia, no Sri Aurobindo Centre for Arts and Communication (Delhi), dentre outros.


Na sua trajetória acadêmica Pedro Carneiro Silva é formado em Música Brasileira (MPB) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e é mestre em Piano/Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

Exibições, Festivais, Indicações e Prêmios recentes: 


  • Artista selecionado da Social Dive Call, Tokyo Biennale (Japão, 2020/2021).

  • Indicado PPM Award (Prêmio Profissionais da Música). Categoria “Projetos Especiais” (Brasil, 2020)

  • In-Edit Brasil Film Festival, selecionado com o filme “Free Seat Histórias” (Brasil, 2020)

  • Festival Filmaê Brasília, selecionado com o filme “Solidão” (Brasil, 2020)

  • Artista/Speaker Convidado da “Me Convention SXSW" (Frankfurt, 2019)

  • Finalista do prêmio Social Art Award 2019 com o projeto Free Seat (Internacional, 2019)

  • Artista selecionado pelo edital Rumos Itaú Cultural (Brasil, 2017/2018)

  • Artista selecionado na V-Kunst Exhibition com o projeto Free Seat (Alemanha, 2018)

  • Exibição Free Seat na Boddinale Film Festival (Alemanha, 2018)

 

©2017 by Pedro Carneiro Silva